Tiradentes, o herói intrépido a independência brasileira

430565-21-de-abril-dia-de-tiradentes-1

Nascido a 12 de Novembro de 1746, Joaquim José da Silva Xavier foi um dentista, minerador comerciante e activista político cujo nome está ligado à luta pela independência brasileira.

A morte precoce dos pais levou-o a trabalhar com o tio Sebastião Ferreira Leitão que era cirurgião dentista. Daí surgiu a sua alcunha de Tiradentes – além do trabalho como dentista notabilizou-se como minerador, trabalhando para o governo no levantamento e reconhecimento do sertão.

Foi através do contacto com os movimentos que criticavam a exploração mineira colonial, que começou a contestar a coroa portuguesa. O mais importante foi o da Inconfidência mineira cujos cabecilhas foram presos.

Tiradentes assumiu toda a responsabilidade da inconfidência, declarando que os restantes inconfidentes eram inocentes. No julgamento foi condenado à morte – ao contrário dos restantes conjurados cuja sentença foi mitigada e foram enviados para o degredo.

A 21 de Abril de 1792, era executado no Rio de Janeiro . A data é feriado nacional no Brasil, perpetuando a figura tutelar de Tiradentes na História brasileira.

www.facebook.com/atlasvioleta
www.atlasvioleta.pt/

#atlasvioleta
#História
#Tiradentes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s