1 de Maio, Dia do trabalhador 

Work_by_Power_666
A Atlas violeta associação cultural evoca hoje uma data muito especial –1 de Maio, dia do trabalhador. Esta data é feriado internacional em Portugal, no Brasil e em muitos países europeus e está relacionada, no calendário litúrgico, com a figura de São José Operário, padroeiro dos trabalhadores.

O Dia do trabalhador é o resultado de várias lutas dos trabalhadores nas últimas décadas do século XIX: em 1886, ocorreu uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago, que exigia a redução da carga horária para oito horas, e provocou uma violenta reacção da polícia nos dias 3 e 4 de Maio – ficou conhecida como a revolta de Haymarket. A Internacional socialista reuniu-se em França, em 1889, e convocou uma manifestação em França para o dia 1 de Maio.

No dia 1 de Maio de 1891, um novo protesto foi repelido pela polícia no Norte de França. A Internacional socialista de Bruxelas, reagindo a estes novos actos de violência, proclamou o dia 1 de Maio como a data para celebrar os direitos dos trabalhadores e do trabalho.

A Atlas violeta associação cultural celebra hoje o dia do trabalho, invocando os que tem, mas igualmente os que não tem trabalho. Todos, absolutamente todos, são dignos de ser lembrados e respeitados nesta data.

João Carvalho

www.facebook.com/atlasvioleta – www.atlasvioleta.pt

#atlasvioleta
#joãocarvalho
#diadotrabalhador

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s