800 anos da língua portuguesa com a Atlas violeta

Hoje é um dia especial para os amantes e falantes da língua portuguesa. Uma série de iniciativas, realizadas um pouco por todo o país, assinalam os 800 anos da língua portuguesa – foi a 27 de Junho de 1214  que se redigiu o testamento do rei D. Afonso II, primeiro documento oficial escrito em portuguesa.

A língua portuguesa é hoje uma referência global. Com aproximadamente 280 milhões de falantes é a quinta língua mais falada do mundo, a 3ª mais falada no hemisfério ocidental, e a mais falada no hemisfério sul da terra.

É uma língua falada em todos os Continentes,  e que tem uma especial incidência em Portugal, no Brasil, em Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Princípe, em Macau. Mas também é uma língua que foi levada aos mais recônditos pontos do planeta pelas comunidades emigrantes, e por todos aqueles que se interessam por ela.

É também uma língua de grandes escritores – de Camões a Pessoa, de Saramago a Machado de Assis, passando por Mia Couto, Pepetela, Germano Almeida e tantos outros que a engrandecem com os seus textos.

No evento “ Literatura de cordel”, que hoje a Atlas Violeta organiza na Casa Barbot, em Gaia, pelas 21h30, vamos prestar-lhe a nossa sentida homenagem.

A Atlas violeta como associação que tem por missão prioritária expandir a divulgação e o conhecimento da língua portuguesa, assinala esta data com particular atenção. E promete continuar a divulga-la em todo o mundo que fala português,  neste e noutros eventos culturais.

Junte-se a nós nesta missão que é de todos !

www.facebook.com/atlasvioleta – Ao serviço da língua portuguesa

António Santos

#atlasvioleta

#antóniosantos

#800anosdalínguaportuguesa

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s