António Leal Moreira – Um dos grandes compositores portugueses

97_2

No dia 30 de Junho de 1758 nasceu, em Abrantes, o compositor português António Leal Moreira. Aos oito anos foi para o Seminário da Patriarcal, onde, com apenas dezassete anos, assume funções de ajudante-substituto do Mestre de Capela do Patriarcado, João de Sousa Carvalho. Terminados os estudos, assume o cargo de organista da Igreja da Patriarcal.

A sua grande estreia como compositor foi a missa da cerimónia de aclamação de D. Maria I, em 1777. Mais tarde assumiu as funções de Mestre de Capela da Patriarcal e de Mestre da Capela Real. Foi director do Teatro da Rua dos Condes, onde dirigiu variadíssimas obras de compositores como Paisiello e Cimarosa.

Quando foi inaugurado o Real Teatro de São Carlos, António Leal Moreira foi convidado para seu director, cargo que desempenhou até que, em 1800, cedeu o lugar a Marcos Portugal. O seu bailado ‘A Felicidade Lusitana’ foi estreado na inauguração daquele teatro.

O prestígio de António Leal Moreira como compositor foi também reconhecido internacionalmente. A sua ópera “O desertor francês” foi estreada em Turim e reposta no Scala de Milão. O compositor morreu em Lisboa, no dia 21 de Novembro de 1819.

www.facebook.com/atlasvioleta – Ao serviço da língua portuguesa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s