10ª Conferência da CPLP em Timor

Bandeira_CPLP.svg

A 10ª conferência da CPLP – Comunidade de países de Língua portuguesa – decorrerá esta quarta-feira, 23 de Julho, em Dili, capital de Timor Leste. Será a primeira conferência da organização   realizada na Ásia, com o tema “ A CPLP e a Globalização” a servir de mote para a reunião.

Na ordem dos trabalhos constarão, entre outros assuntos, a integração da Guiné – Equatorial na CPLP, e o regresso oficial  da Guiné – Bissau à Entidade. Fundada a 17 de Julho de 1998, a CPLP é constituída por 8 países membros  – Portugal,  Angola,  Brasil, a República de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique,  São Tomé e Príncipe e  Timor-Leste – e três observadores – Guiné-Equatorial, Senegal e República Maurícia.

A sede da CPLP situa-se em Lisboa e o seu actual Secretário executivo é Murade Isaac Murargy de Moçambique. As delegações oficiais dos vários países já estão em Timor Leste, e hoje será inaugurada a ponte CPLP, antiga ponte de Comoro, naquela localidade timorense com a presença do Presidente de Timor Taur Matan Ruak, o secretário-executivo da CPLP, Murage Murargy e os representantes dos países membros da Instituição.

O primeiro-ministro português Pedro Passos Coelho e o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, representam Portugal nesta Cimeira. 

www.facebook.com/atlasvioleta – Ao serviço da língua portuguesa

António Santos

#atlasvioleta

#cplp

#antóniosantos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s