Arte lusófona  em exposição nos Estados Unidos

Arte lusófona  em exposição nos Estados Unidos

Washington vai acolher a exposição “Iberian Suite:Arte Remix A cross Continents” em Março. Trata-se de uma exposição que junta vários artistas lusófonos a artistas da América Latina, na capital dos Estados-Unidos, entre 3 e 24 de Março.

Os arquitectos portugueses Siza Vieira e Souto Moura, ambos prémios Pritzker de arquitectura, são os autores de uma instalação chamada “Jangada de pedra”, que será  exibida em Washington. A mostra pretende revelar a criação contemporânea ibérica, utilizando o título de um célebre romance de José Saramago para significar a singularidade da arquitectura ibérica.

Esta instalação insere-se numa exposição estará patente de 3 a 24 de Março, com o título “Iberian Suite:Arts Remix Across Continents, reunindo artistas da Lusofonia e da América Latina em frente ao John F. Kennedy Center for Performing Arts, numa iniciativa da Arte Institute, com o patrocínio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. O público poderá assistir, entre várias iniciativas, a  uma instalação do artista plástico Nuno Vasa, que transporta “A mensagem” de Fernando Pessoa, e a outra mostra com a presença dos designers portugueses “Storytaylors”, em que se exibem manequins inspirados em temas portugueses e espanhóis.

No Teatro salientam-se a performance do Teatro Meridiano, que encenará o capítulo cabo-verdiano dos Contos em Viagem, o espectáculo “Mundo prefeito de Tiago Rodrigues e o monólogo de “Ode Marítima” de Fernando Pessoa, recitado pelo ator Diogo Infante. Na música assinalam-se as actuações dos músicos  Carminho e Camané, enquanto na Literatura estará presente o escritor Gonçalo M. Tavares e, nas artes plásticas, Alexandre Farto, mais conhecido por Vhils, mostrará a sua arte de graffitis que já conquistou a admiração global e a participação num álbum dos U2.

António Santos

http://www.facebook.com/atlas violeta – A arte em língua portuguesa que se expressa no mundo !

#atlasvioleta #AntónioSantos #Exposição #Washington #SizaVieira #SoutoMoura #ArteLusófona

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s