A pintora portuguesa Paula Rego faz 80 anos

1470260_611173065585149_1608819427_n

Paula Rego, uma das pintoras portuguesas mais reconhecidas no mundo, faz hoje 80 anos. Nascida a 26 de janeiro de 1935, em Lisboa, Paula Rego teve de ir viver para fora para prosseguir a sua carreira artística, fugindo da repressão que o Estado Novo exercia sobre os criadores e artistas portugueses.

Foi em Londres, onde viveu a maior parte da sua vida, que o seu talento alcançou uma dimensão internacional. Casada com o pintor inglês Vitor Willing, notabilizou-se por Exposições, onde a literatura e a pintura se entrecruzam e alimentam – por exemplo, na década de 70, cria várias figuras inspiradas no Teatro infantil, que, posteriormente, são levadas à cena pelo teatro para crianças do marido.

Também é autora da célebre colecção de  “Arte portuguesa desde 1910”, composta por colagens. Nas décadas de 80 e 90, pinta  novos quadros inspirados nas figuras da mulher e do cão, com imagens fortes e de um enorme simbolismo visual.

Amante do universo infantil, deixa marcas também na promoção da criação artística para crianças  através da Casa de bonecas Paula Rego, inaugurada em 2009, em Cascais. Paula Rego é considerada, junto com Maria Helena Vieira  da Silva, a pintora portuguesa mais conhecida a nível mundial e, em Inglaterra, é colocada entre os quatro maiores pintores vivos da atualidade.

António Santos

http://www.facebook.com/atlasvioleta – A arte de acolher os nossos artistas !

#atlasvioleta #AntónioSantos #PaulaRego #Pinturaportuguesa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s