Exposição de Amadeo de Sousa Cardoso em Paris em 2016

Amadeo de Souza-Cardoso

Aquele que é um dos mais iconoclastas e inovadores artistas do século XX, Amadeo de Sousa Cardoso vai ter uma Exposição em Paris, no Grande Palais de 30 de Março a 11 de Julho de 2016. Esta mostra insere-se nas comemorações dos 50 anos da Fundação Gulbenkian em Paris.

Além desta mostra – que é a maior de sempre do artista português – está prevista outra Exposição sobre os últimos 50 anos da Arquitectura portuguesa na Cite de L’Architecture e deu Patrimonie, entre Abril e Julho de 2016, com a retrospectiva de obras de grandes nomes da Arquitectura nacional como Siza Vieira, Souto Moura, Gonçalo Byrne ou Nuno Teotónio Pereira.

Refira-se, a propósito de Amadeo de Sousa Cardoso, que ele viveu e estudou em Paris entre 1906 e 1914, desenvolvendo  amizades com grandes pintores como o italiano Modigliani. Precocemente falecido em 1918, em Espinho, aos 30 anos, vítima de Gripe espanhola, Amadeo é considerado o maior pintor português do século XX, e um dos maiores talentos da arte internacional neste período.

As suas obras cheias de cor e de nuances, enquadram-se num estilo modernista que antecipa os movimentos surrealistas da primeira metade do século passado. Quadros como “Les Cavaliers” ou “Casa da Cozinha de Manhufe” revelam-nos um artista com uma personalidade muito vincada e um estilo original.

António Santos

http://www.facebook.com/atlasvioleta – Ao serviço da arte em  Língua portuguesa !

#atlasvioleta #AntónioSantos #ExposiçãoAmadeodeSousaCardoso #FundaçãoGulbenkian #Paris

 

Saut du Lapin (Salto do coelho), 1911,

 

Avant la Corrida, 1912, óleo sobre tela

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s