Mulheres da Lusofonia – Marcela Costa

Marcela-Costa-Cultura

A artista plástica angolana, Marcela Costa é um exemplo da capacidade dos criadores africanos  reinventarem  os materiais tradicionais da cultura das regiões das suas culturas locais. A sua última Exposição “Retalhos de Angola”, que será apresentada no Centro Cultural de Belém de Lisboa, marca o seu regresso à actividade criadora, após dez anos de ausência por vários motivos.

Marcela Costa tem uma carreira consolidada e de grande prestígio internacional: ao todo participou em  20 exposições individuais e 30 colectivas em países como os Estados-Unidos, Itália, Reino Unido, África do Sul, Japão, Espanha, Rússia, China, Angola e Portugal. Recebeu vários prémios –  Prémio ELF Angola, Centro Internacional de Civilizações Bangu, Prémio nacional de cultura e artes, na categoria de artes plásticas ( foi a única mulher a receber esta distinção) ou o troféu YariyariPamberi nos Estados-Unidos.

Os materiais que utiliza nas suas criações são missangas, esteiras e tintas que dão corpo a várias figurações. Na Exposição, no Centro Cultural de Belém, apresentará 22 peças de tapeçaria.

A artista angolana também é proprietária da galeria Celamar, na Ilha de Luanda, onde desde 2004,em homenagem ao Dia Internacional da mulher, promove  o espaço “A amostra de arte mulher”, dedicado a mulheres artistas.

Rui Marques

http://www.facebook.com/atlasvioleta -Feliz dia da Mulher !

#atlasvioleta #RuiMarques #MulheresdaLusofonia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s